QUEM SOU EU ! A VIAJANTE

by 12:01 4 comentários

Uma das coisas que eu me lembro da infância é a do meu querido pai me colocando nos ombros e me levando para tudo quanto é canto de Sampa...

Essa necessidade de locomoção, (naquela época nós não tínhamos carro) esse movimento, e essa pressa, é uma constante em mim. Não é á toa que trabalho em uma empresa megadinâmica na área de transito na maior cidade da América Latina. E falar em mobilidade em Sampa não é fácil...mas isso é tópico para outro post...

Desde que me entendo por gente, eu necessito de viagens. Analisando os fatos, eu acho que entrei para o esporte foi para viajar em equipe – já que para ser escoteira eu não tinha paciência ( “sempre alerta” de c$%#¨¨& é r¨¬§|@#$#) E foi assim que também desenvolvi este espírito competitiva, de ir além e trabalhar em equipe.

Eu tinha uns 12 anos e jogava handboll e voley pelo Sesi e nós viajávamos pelo interior. Dos 13 em diante, eu e minhas colegas íamos sozinhas para o Ginásio do Ibirapuera ver jogo da Seleção Masculina, fazer “peneira” de Volei enfim, meio independente!

Quando descobri o “maravilhoso mundo do intercâmbio” naquelas revistas da Capricho, comecei a colecionar várias reportagens sobre viagens e países – tenho até hj uma reportagem do Zeca Camargo, na época viajando pela Tailandia, ou outras reportagens sobre pratos exóticos de cada país ou como se fala “camisinha” em outras línguas.

Nesta época, entrei para a Escola Técnica Carlos de Campos – que fica no Brás – oque já era uma viagem diária pois eu moro na Penha. Cursei o Colegial Técnico em Desenho de Comunicação, e a primeira coisa que fiz foi me inscrever no Centro de Estudo de Linguas – curso gratuito que o Governo oferece para estudantes das escolas estaduais. Me matriculei no Italiano com 14 anos visando jogar vôlei na Itália (naquela época o hype era lá). As minhas amizades que tenho até hj, veio de uma pessoa que conheci neste curso – A LiliCarrie. Mas vcs sabem que do esporte eu pulei para a dança – vide post anterior. E meus interesses mudaram! Sonhava em conhecer a Capela Sistina de Michelangelo, as Igrejas Góticas na França, os museus Guggenheim, o bairro underground de NY que inspirou Andy Warhol e Basquiat – aquelas coisas todos que estudam arte, aprende nas aulas de História da Arte, matéria que mais amo!

O tempo foi passando e aos 16 anos fui para São Thomé das Letras - MG com a galera, viagem lendária! Dormimos em uma casa que não tinha móveis – apenas uma cama de casal para 16 pessoas, dançamos em volta do Vinho Marcão, comemos carne na sexta feira santa e na volta de São Thomé – não tinha mais ônibus para Sampa, dormimos na Rodoviária, juntando as moedas para comprar pão, mortadela, cigarro “Du Curintia”, e tubaína!

Aprendi a acampar em Trindade – RJ, empurrando a van que atolou na estrada do “Deus me livre” e carona no caminhão de sucata, fazendo trilha na Prainha Branca – Bertioga, e por ai vai!

Meus planos de ir para o exterior não foram esquecidos, até que eu passei em um concurso público onde estou até hoje! Economizei o quanto podia por 2 anos – ahhh saudade do cachorro quente que eu comprava com o passe de ônibus para ir para Londres – UK . E lá foi eu, com 21 anos fazendo a minha primeira viagem ao exterior, sozinha, falando um inglês “capenga” mas me divertindo muito!! Passei por cada uma... cada mico, cada aventura!!! Nossa como eu fui feliz demais naquela terra ! E tenho amigas até hj

Voltei e me aprofundei no inglês, e comecei a buscar minha dupla cidadania – tópico para outro post. Hoje sou luso brasileira – com certeza – mas sem bigode!

Voltei a estudar e me graduei em Desenho Industrial, mas não deixei de viajar, mas desta vez pelo Brasil. Conheci Florianópolis (no thanks), Camboriú, Rio Grande do Norte, Angra dos Reis, Ceará, Cascavel, Niterói, Paraíba, e a cidade do meu coração: Rio de Janeiro – minha segunda terra, lugar que amo (tópico para outro post)

Em 2009 surgiu a oportunidade de conhecer o Egito com uma amiga bailarina brasileira que é casada com um egípcio. Não tive duvidas; peguei a mala e fui, com direito a parada de uma semana na Italia - olha o curso de italiano que tinha feito a 15 anos atrás e mal pratiquei, sendo usado ! “ho dimenticato un sacco di cose” mas consegui me virar (grazie Rafa e Priscila ) E isso já vira história para outro post

O Egito foi um sonho realizado! O Contraste com a nossa cultura foi bárbaro! Amei aquele país não pelas pirâmides, mas sim pelo povo – bem acolhedor, “raçudo”, que dá risada e canta pra caramba, gosta de um “fluz” RS... e adora futebol, acreditem, mais que nós do Brasil! Chukran Hatem e Adriana Rashed – Randrili Allá. E isto é post para outro tópico RS..

Voltei a estudar linguas, mas desta vez, nada de Italiano – piu facile per chi é paulistano – estudei no Brás, na Mooca e trabalho com “uns caras” descendentes. Nada de inglês que é pre sente no dia-a-dia – off price, shopping, computer, em letras de musica e gírias. Fui “hardcore” e estou estudado a língua semítica Árabe. Sim estou fazendo curso de árabe, com muito esforço, mas adorando o desafio. Fora que não são letras, mas sim desenhos com traços lindos ! Apaixonante!!

Voltei para a europa, fui para a Espanha, Grécia, uma rapida passagem na Italia e conheci minhas raizes portuguesas - foi o máximo!!

Agora estou em uma correria só, me organizando para a viagem mais foda foda foda da minha vida: INDIA. E agora faltam menos de 2 meses. Porém estou enroladissima com prazos vencendo e quase nada programado!

Sim esta sou eu!
Deborah Macedo - A Viajante

Deborah Macedo

A Bailarina Viajante

Apaixonada por viagens e bailarina de dança do ventre. Ama artes corporais e sempre inquieta! Já passou pelo pole dance e atualmente é apaixonada pelo Tecido Aéreo. Detesta peixe e ama culturas exoticas, experiencia desafiadoras e pimenta

4 comentários:

  1. Arrasa na viagem, beeeeeeeeeeeeeee!
    Vou adixcionar seu blog aos meus favoritos pra acompanhar suas aventuras!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Shaide, vc é d+++
    Adooooorrroooo!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. É a Taís Doceira, hehehehe

    Nossa Débora!!! Adorei seu texto e sua vida, hehehe, seu jeito de escrever é muito descolado, como se vc levasse a vida numa boa, curtindo, viajando! Amei!

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Adorei seu blog.
    Parabéns!!!

    Beijos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir