E A COPA DO MUNDO AI!!!

by 04:16 0 comentários
Brasil estreando hoje e, esta será a primeira vez que viajo em época de copa do mundo. Vou ver de perto se o mundo gosta de futebol assim. Mas, uma certeza eu tenho; os egípcios gostam mais de futebol que nós brasileiros. ACREDITEM! Eu fiquei extremamente encantada com tanto patriotismo e idolatria mas, refletindo posteriormente, um pouco triste em ver este fanatismo por futebol.

Eu e Eli na Pizza Hut

Encantada por quê?
Cheguei exatamente no dia em que era a final da Eliminatória da Copa de 2010 e o jogo era Egito x Argélia, equivalente a Brasil x Argentina. Sim a rivalidade é muito, mais muito maior do que nossos com nossos hermanos porque, os países são pequenos e o o povo é bemmm esquentado.

Um Ambulante vendendo bandeira no farol? Familiar né?

Lembro-me de ter pego um táxi com a galera e, sabe aquele comercial exarcebado sobre futebol onde todos pintam o rosto e saem com as roupas com as cores da pais, gritando e buzinando na rua, vuvuzela, comercio fechando, bandeira para tudo quanto é lado? Entao era isso multiplicado em todos os lugares. Vcs devem estar pensando; ahhh aqui também é assim....NAO É NÃO!! Lá é 100x pior MESMO!! Inacreditável!

Muitas mulheres com lenços nas cores da bandeira egipcia


Estava dentro do táxi - lá nao é obrigatório cinto de segurança, nem capacete, nem nada!


Como a maioria das mulheres, eu também assisti o jogo em uma casa de familia e, a mamma disse que, se o Egito ganhasse, ia ter festa a noite inteira, povo na rua e no dia seguinte seria feriado.

Na hora, lembrei de quando eu fui dançar em um aniversário de uma criança libanesa e, uma das “tias” começou a estourar bexigas e falar em árabe para um outro “brimo” e fazer gestos de como se fosse atirar com uma arma para cima – perguntei sobre o gesto e ela me disse que os libaneses quando estão comemorando algo, eles atiram com seus revolvers para cima –SIMMMMMM rs.... como se fosse fogos de artificios. Perguntei a mamma se ia ter “tiros de alegria” e ela me responde com a maior naturalidade : Naamm (sim, em árabe)

Mamma e, na tv a escalação do jogo

Infelizmente o Egito perdeu e eu também perdi de ver esta “manifestação cultural/popular-de-alta-periculosidade” Como eles dizem Lafishi Muxkêla” (Sem problemas!)

Já vi esta cena em algum lugar!


Triste porque?

Porque infelizmente, assim como nós, os egípcios, amam tanto seu país na copa mas não reivindicam nada! O sistema de transporte é extremamente deficiente (eu nunca mais reclamei dos transportes em Sampa) a coleta de lixo é péssima.

Esse ainda está novindo e vazio. Circula com a porta aberta e gente fumando!


Cena mais que comum no Cairo - ainda mais com "bixano" adoorro gatos!

E acreditem, eles começaram a votar em 1998 e a eleição foi claramente manipulada pelo ex militar. Pelo que me lembro, saiu o regime militar, teve eleição e quem foi eleito foi o filho do ex militar !! Com 98% dos votos!! (Um egípcio que me contou isso) palhaçada né? Então parece-me que a equação + Futebol – desenvolvimento é certa. O POVO QUER PÃO E CIRCO!!

Se voce pensa que no Egito só tem faraó, historia antiga e piramides? Nem vá!(Bairro Classe Média!)

Nos dias seguintes, as manchetes do jornais estavam estampadas com atos de violência e pancadaria por causa deste jogo pois lá no Sudão (onde foi a final) alguns egípcios morreram, empresas egipcias foram depredadas. Um cantor popular famosérrimo – equivalente ao Alexandre Pires (eca!) o Mohammad Fouad - foi agredido dentro do estádio e declarou que “Nunca mais cantaria na Argélia ” e chorou!Veja a entrevista - se entender árabe! rs.. . Triste né? Também não vou ficar aqui defendendo só os egípcios, que não são santos também! Vi manifestantes saindo na rua em grupo – com cara de mau reclamando do jogo e, achei esta reportagem aqui onde os egipcios, apedrejaram o ônibus da delegação da Argelia

Bem, desta vez vamos ver como será na Espanha – estou ansiosa para ver a final antes de partir para a Grécia – Embarco exatamente dia 11/07 ás 23:55 Mas o dia inteiro estarei em Barcelona. Pelo que me lembro estes dias, teve a final do Campeonato Espanhol e teve uma arruaça nas praças catalan – mais de 100 pessoas foram presas. Isso porque ganhou o titulo viu?
Engraçado é que todos os países que vou passar, estão na copa – até a Grécia que segundo fontes googleanas só foi duas vezes para a Copa.

Bem, quero ver como é curtir a copa em um pais diferente do meu!
Alias eu já comprei minhas havaianas da Copa – um luxo só ! Por enquanto a minha é de Portugal e comprei também a do Uruguay (Não eu não calço 43 ! É presente)
Falta colocar na mala as da Espanha, Brasil e Costa do Marfin!!! Confiram

Me apaixonei por elas!

Ah, 15 faltam dias para viajar!M-E-D-A!

Deborah Macedo

A Bailarina Viajante

Apaixonada por viagens e bailarina de dança do ventre. Ama artes corporais e sempre inquieta! Já passou pelo pole dance e atualmente é apaixonada pelo Tecido Aéreo. Detesta peixe e ama culturas exoticas, experiencia desafiadoras e pimenta

0 comentários:

Postar um comentário