CONFRONTOS NO EGITO x DANÇA DO VENTRE

by 11:44 0 comentários
Ou o Cairo que poucos turistas conhecem
O mundo inteiro acompanha, de olhos abertos os atuais confrontos na Praça Tahrir. Para quem faz/estuda/dança do ventre ou simplesmente gosta da cultura árabe, é de se preocupar.

Praça Tahrir - em frente ao Museu do Cairo


Mas o que está acontecendo no Egito?
Está acontecendo no Egito o que aconteceu no Brasil a 30 anos atrás! Quando um Brasil mal conhecia a Dança do Ventre, nossos pais provavelmente viveram em uma época onde o regime militar imperava. Se você quiser saber mais, procure por Golpe Militar 64

Ruas de um bairro comum no Cairo


Mas só quem sentiu a “Egyptian Real Life” pode dizer e, isso eu falo com maior orgulho pois, convivi com os egípcios, e fui para lá mais como “pesquisadora da cultura” do que como turista e, entendo perfeitamente esta revolta necessária.

Eu e Adriana nas ruas do Cairo - bairro classe média tá??


Tirando os “lugares turisticos” que o guia te leva - o Egito é um pais que NECESSITA DE MUDANÇAS URGENTES. A começar pelo sistema de eleição onde faz pouco tempo que eles votaram e, pasmen, o Mubarak ganhou com 95% !!!!

Isto é no Complexo das Piramides !! Portanto se vc for para lá... talvez verá isso!


O que tem a ver dança do ventre com confronto e novas políticas?
Eu, uma design gráfica (minha primeira profissão), logo estudante de arte , filha de professor de historia – pesquisador de radiocomunicação, sou muito observadora na questão arte/história.

Rio Nilo no Centro da Cidade - não fede mas também nao é assim limpo!


Porque nós nunca teremos um quadril pequenino como a Dina? A espontaneidade da Fifi Abdo? Pela história cultural e o meio em que elas estão...Nós não vivemos um governo ditador, não temos uma religião segregadora, portanto nosso “shimmie” é bem mais solto que o delas. E não adianta imitar pois é o mesmo que pedir para qualquer gringo sambar e por mais que ele tente, nunca terá a nossa “malicia do morro” rs... e para vc , amiga brasileira que diz que não sabe sambar .. cof cof mentira!!! É só se esforçar que sai sim rs...

Um pequeno video da bagunça que rolou na piramide:


Eu sei que parece redundante, acho que muitas já leram isso em outros blogs - eu mesma já sabia desta verdade - mas só quando voce está lá.. sente o "feeling" da dança !! Os por que dos quadris e a calma de dançar.. o sentimento e a diferença da dança delas com o mundo!! Só estando lá mesmo!


Frota de ônibus oficial do Cairo - não é á toa que é facil, barato e prefeìvel andar de táxi


Voltando a bellydance, eu penso que com esta mudança de governo, o Egito possa começar a crescer não só em estrutura – quem conheceu o transito do Cairo nunca mais reclamou dos marronzinhos da CET (hihihi) e valorizar a própria cultura e arte, saindo deste submundo, enaltecer o “produto nacional” e isso inclui a Raks El Shark – eh baby, lá a dança é reprimida (olha o quadril da Dina de novo! rs...)
Eu acredito na juventude do Egito que quer mudança e melhorias no pais!
Yallah Misrá !

Deborah Macedo

A Bailarina Viajante

Apaixonada por viagens e bailarina de dança do ventre. Ama artes corporais e sempre inquieta! Já passou pelo pole dance e atualmente é apaixonada pelo Tecido Aéreo. Detesta peixe e ama culturas exoticas, experiencia desafiadoras e pimenta

0 comentários:

Postar um comentário