RAKS SHAMADAN AND WEDDING

by 15:09 1 comentários
Fui convidada pela minha amiga Pallu para dançar no casamento dela. E para mim é uma honra, afinal é o "dia dela" e como é costume nos paises arabes, dançar com o candelabro é "abrir caminhos de luzes" para o novo casal.

Para quem não conhece, o Raks Shamadam ou Dança do Candelabro, é uma dança folclorica que usamos um candelabro enorme com velas acesas e, muitas vezes é dançada em casamentos com o ritmo especifico chamado Zaffe. Aqui no Brasil, quando não se tinha acesso a videos, as meninas dançavam com musicas lentas para não correr riscos, afinal 12 velas na cabeça não é facil.



Quando estive no Egito, tive a oportunidade de ver duas noivas. E dizem que por lá, festa de casamento durma 3 dias!!! É uma série de festinhas, uma só para mulheres, outras só para homens ... uhuhu (baboussa(?) rs..só para quem é da cultura esta)

Uma, em um dos monumentos que visitei, ela estava saindo da festa/jantar. E uma outra estava na metade das comemorações/rituais, onde coloca-se som alto, todo mundo vai para a rua dançar e a mulherada se solta... quase chorei, pois isto sim é a "raiz" da dança.. sem compromisso, simples e para alegrar... nada de glamour rs.. apenas a noiva um pouco mais arrumadinha e com as mão tatuada de henna!!



Voltando a terra brasilis...
E eu, como gosto das coisas certinhas e temos acesso a youtube e afins, estou enchendo o saco da Pallu para escolher uma musica zaffe para ensaiar!
Se tudo der certo, dancarei com outra bailarina, que é a Tatita Faria, que não conheço pessoalmente mas é lindona!

Então vou fazer um passo-a-passo de como estruturo um show
Musica - ritmo zaffe. A criterio da contratante que é bailarina.

Dança - primeiramente pesquiso bailarinas antigas e, graças ao youtube (thanks God) achei um video bacana em um casamento em Israel. Eu imagino que a entrada será no estilo do video a seguir. Mas opsss com mais dança e técnica claro.



Figurino - amei este estilo antigo deste video pois não dá para dançar com o candelabro sem proteger a cabeça com um véu!
Amiga voce nao vai querer ser a tocha humana da festa ou seu cabelo cheio de parafina, pois é comum respingar!


Eu usarei aesta roupa azul por ter uma segunda pele na barriga - estará frio e em repeito a noiva!



Salto - of course! Isto é glamour (rs...) estará frio e em festas as pessoas costumam deixar cair bebidas e salgadinhos (kkk)

Candelabro - compre um que seja leve para colocar na cabeça e, firme para danr segurança.

Test Drive - sim teste seu novo brinquedo aceso, com roupa de Dv e tudo mais. Balance bastante e treine!

No dia do show - veja antes com a Assessora da noiva qual será a sua "caminhada" e qual o momento que parará de dançar.

No final, suma de cena e apareça meia hora depois com roupa de civil! Se for uma convidada da festa claro!

bjokas

Deborah Macedo

A Bailarina Viajante

Apaixonada por viagens e bailarina de dança do ventre. Ama artes corporais e sempre inquieta! Já passou pelo pole dance e atualmente é apaixonada pelo Tecido Aéreo. Detesta peixe e ama culturas exoticas, experiencia desafiadoras e pimenta

Um comentário: